O processo de vendas envolve algumas etapas e estratégias para captação e fidelização de clientes, um dos pontos fortes de uma empresa, sem dúvidas é o atendimento ao cliente. Para isso é importante contar com uma equipe treinada, alinhada com os valores e propósitos do seu negócio e que entenda da peça-chave: O cliente!
Observar para acertar!
Muitas vezes o consumidor entra na loja sem saber exatamente qual item quer, para isso é necessário contar com uma equipe treinada e preparada para atender as necessidades desse cliente e propor soluções.
O feedback é essencial
Manter a equipe alinhada e motivada, requer um contato maior com os vendedores, saber como está o processo de vendas, elogiar aqueles que estão tendo bom desempenho, reorganizar possíveis alterações e auxiliar aqueles que não estão atingindo o esperado pela loja.
Descubra o que o seu consumidor acha do serviço prestado
Abra espaço para o cliente te mostrar o que achou do atendimento, do produto ou serviço, isso auxilia na manutenção do atendimento e é um meio eficaz e prático de descobrir como está a experiência do consumidor. Isso pode ser feito através de formulários curtos, e-mail ou sistema eletrônico de avaliação no próprio local.
Não deixe o pós-venda de lado
Durante o treinamento de vendas é importante instruir os vendedores a entrar em contato com os clientes após a venda, saber como foi a experiência dele, se precisa de mais alguma coisa ou até mesmo apresentar novos produtos de acordo com o perfil e necessidade dele.
O treinamento de vendas vai auxiliar você a aumentar o rendimento do negócio e ter uma equipe de vendedores campeões, motivados e preparados para o próximo desafio.