As mudanças de estações são períodos de grande mudança para os varejistas e lojistas de moda. As cores, tecidos e estampas geralmente mudam, acompanham as tendências e o estoque anterior fica parado. O que fazer nessas ocasiões?
Conhecendo o giro de estoque
O giro de estoque é um indicativo de vendas para acompanhar de perto como as vendas estão fluindo em determinados períodos do ano. Você pode usar esse método por preço dos produtos ou quantidade deles.
O giro é sinônimo de dinamismo de vendas, quanto mais dinâmico seu estoque estiver, melhor para as vendas. Isso auxilia a não manter produtos ultrapassados na prateleira, a lucrar e ter mais espaço disponível para armazenar as coleções novas.
A grande vantagem do giro de estoque, é que ele pode ser aplicado a qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande.
Como calcular o giro de estoque
Calcular o giro de estoque da sua loja fica muito mais simples com a ajuda de planilhas ou sistemas automáticos. O primeiro passo é definir a média do estoque, que você pode fazer somando o total de produtos no começo do período, com o total no final do período, aí é só dividir por 2 e achar a média.
Vamos ao giro
Para calcular o giro de estoque por quantidade, basta dividir o número de produtos vendidos pela média do estoque, o valor encontrado será o número de vezes que o seu estoque foi renovado. Para calcular a partir do valor do estoque, é só trocar a lógica a cima pelo preço e descobrir a quantidade de vezes que houve giro no seu estoque.
Se o resultado for inferior a 1 significa que ele não foi renovado e precisa de estratégias para vender esses produtos e não correr o risco de ter peças encalhadas na loja.
Como fazer o estoque girar
Os métodos para renovar o estoque da loja são variados e maioria já conhecidos pelos varejistas. Dentre eles temos:
Liquidação: Uma boa estratégia para eliminar peças que possam trazer prejuízos a longo prazo, é apostar em liquidações, abaixar a margem de lucro e vender mais. É importante não vender a baixo do valor de custo, mas também lembrar-se de diminuir bastante o valor, já que preço atrai clientes.
Promoção: Para quem não quer abaixar tanto a margem de lucro, as promoções são uma ótima escolha. Você pode oferecer desconto para quem levar mais de uma peça, assim, o lucro é garantido e você ainda vende as peças que não tinham saída.
Divulgação da loja: Já ouviu aquele ditado: “A propaganda é a alma do negócio”? Pois bem, investir em uma boa divulgação pode atrair a atenção do seu consumidor para a loja, desde os que já compram de você, até os que podem vir a comprar.
Outlets: Nesse caso há duas opções: Firmar parceria com outlets especializados em vendas de estoque parado ou até mesmo montar aqueles no interior da loja, onde o cliente já sabe que o preço está mais baixo por ser de outra coleção.
E aí, está preparado para vender mais e fazer o seu estoque girar? Lembre-se: É importante não abusar das liquidações e ponta de estoque para não cansar o consumidor.