Como se manter perto do seu público, apesar da pandemia

A pandemia mundial completou um ano e as pequenas empresas continuam buscando formas de lidar com o desafio de como manter seu negócio de pé respeitando as regras de combate ao Covid-19.

Muitas cidades decretaram o fechamento do comércio para evitar a circulação de pessoas e os lojistas passaram a criar maneiras de continuar próximos ao seu público.

Anualmente, o comércio de vestuário possui datas importantes como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e lançamentos de coleções de inverno e verão. Nesses períodos, a procura do consumidor cresce, trazendo mais receita para o negócio.

Porém, na atual situação, como fazer a divulgação dos seus produtos?

Abaixo, vamos dar algumas dicas de como se manter perto do seu público, apesar da pandemia:

Redes Sociais

Se seu negócio ainda não tem redes sociais, é uma boa hora para começar. Se você já tem, é hora de movimentar suas postagens, principalmente do Instagram. Essa plataforma possui vários recursos como stories, reels e IGTV, além da foto que fica no feed, que você pode explorar para mostrar seus produtos.

WhatsApp

Sabe aquela máxima: que não é visto não é lembrado? Então, use o WhatsApp para ter uma abordagem mais ativa com seus clientes. Você pode enviar novidades, promoções, montar looks como inspiração e dar dicas de como conservar as peças. Inclusive, fazendo vendas pelo próprio WhatsApp. Com o pix e diversas formas de pagamento online, esse trâmite ficou bem mais simples.

Live

Um recurso muito interessante é marcar uma live e fazer o “provador virtual” das novas peças que chegaram na sua loja. Você anuncia nos canais de seu negócio que fará essa ação e, no dia e hora marcados, uma pessoa veste as peças, mostra os detalhes, ao mesmo tempo, que vão respondendo dúvidas e interagindo com o público. Outra tática interessante é oferecer um código de desconto ao final da live. Assim, as pessoas acompanharão o vídeo até o final para conseguir o benefício.

Clientes propagandas

Outra estratégia bem importante é sempre reforçar com seus clientes que, se forem postar o look, marcar a loja. Assim, seu público também se torna divulgador do seu negócio.

Malinha

Se sua loja fica numa cidade menor, que possibilita o deslocamento com facilidade, você pode aderir à malinha delivery. Nessa modalidade, o cliente solicita por WhatsApp as peças que mais gostou, a loja deixa uma “mala” na casa do cliente, que pode provar as peças em casa e escolher os produtos que mais gostou. O lojista então passa a forma de pagamento e combina uma data para retirada na mala.

Experiência de compra

Proporcione ao seu cliente uma boa jornada de compra, do momento em que faz o primeiro contato ao pós-venda. Quanto mais atencioso e personalizado for seu atendimento, maior as chances de você fidelizar esse cliente. Para isso, capriche em todos os detalhes: capriche na embalagem, coloque um bilhetinho de agradecimento pela compra ou algum “mimo”, como balas ou pequenos brindes, mande mensagem para saber se ocorreu tudo bem com a entrega. Em caso de troca, realize o processo de forma rápida e eficiente. Outra boa dica, é fazer a manutenção do relacionamento com sua base de clientes, enviando felicitações de aniversário, Dia das mães/Pais e Natal, por exemplo.

O grande segredo nesse momento é tornar seu atendimento o mais humano possível, mesmo a distância.

Boas vendas

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