A troca de coleção é um momento muito importante para lojistas do mundo da moda. Chega a ser um evento. É a troca da vitrine, dos catálogos, das roupas e sapatos para incorporar as tendências e expor as novidades da coleção seguinte.
Essas trocas são feitas geralmente com alguma antecedência antes da estação mudar, afinal, é preciso ter um tempo de adaptação necessário, por exemplo: as peças de roupas para o inverno são compradas antes do inverno chegar, para que quando as temperaturas caírem, todo mundo já está agasalhado e quentinho.
Por isso, os lojistas devem estar atentos ao calendário das mudanças de estações do ano para se anteciparem às demandas e deixar os clientes sempre bem atendidos com as novidades.
Além disso, é um excelente momento para promoções, liquidações e outras ações de engajamento para, em partes agradar o consumidor com descontos e brindes, mas acima de tudo, liberar estoque para armazenar as novas peças que estão para chegar, assim sua loja oferece aos clientes produtos mais adequados para o clima e as tendências atuais, além de manter a oferta atualizada e atraente.
Se você é, ou está em vias de ser um lojista, preparamos um guia de como fazer uma troca de coleção da maneira certa, sem prejuízos e com muitos benefícios para você e sua clientela:
Qual a hora certa de fazer os pedidos e abastecer o estoque?
A resposta certa para essa pergunta é: depende. Isso mesmo, são vários os fatores – podem ser até pessoais – que interferem na hora de decidir o momento certo de fazer as compras para atualizar o estoque com as novas tendências.
O que é sua obrigação saber: precisa fazer antes da nova estação chegar. Se não comprar tudo com antecedência, seus concorrentes vão estar cheios de novidades e você ainda lá atrás com tudo antigo.
Mas é preciso entender as diversas realidades. Se você for dono de uma loja longe dos centros urbanos, mais para o interior do Brasil e precisa se preocupar com o frete das altas temporadas, o ideal é começar cedo, de 3 a 6 meses antes das mudanças oficiais.
Se mesmo assim, você preferir esperar um pouco mais, para conhecer as coleções, quais são as tendências e o que há de novo e lucrativo no mercado, nossa dica é comprar cedo, pelo menos as peças coringas: calças jeans, jaquetas jeans, cores únicas e outros produtos que, mesmo mudando a coleção, podem ser adaptadas e combinadas com o estilo da nova temporada, aí, quando mudar, você faz a compra das novidades e itens exclusivos.
Todo lojista precisa considerar a logística de um evento tão grande como esse: os fornecedores têm prazos para a fabricação das peças, alguns possuem atendimento limitado e você pode ficar sem seu estoque desejado se deixar para entrar em contato muito tarde.
E mais: é preciso considerar a sua logística interna. Organizar as promoções, divulgação e marketing dos novos itens, organização do estoque, de pessoal: tudo isso leva tempo e ninguém quer ser pego de surpresa.
Em resumo: você precisa entender o seu tempo e o tempo do mercado. Não precisa comprar tudo extremamente antes e deixar de comprar as novidades que surgiram, mas é essencial não deixar para cima da hora e correr o risco de perder todo o planejamento com algum imprevisto.
Que tipo de produto comprar para minha loja?
Com a chegada das novas coleções, é normal ficar confuso sobre o que pode ser lucrativo ou não. Bate um pouco de medo de comprar algo que, pessoalmente é agradável, mas aos olhos dos clientes pode não ser um artigo que tenha uma venda recorrente e acabar ficando parado no estoque.
E é por causa disso que lojistas precisam ser sempre antenados! Quando bate essas dúvidas é preciso analisar, estudar e pesquisar. O que vem sendo dito como tendência pelos especialistas? É importante acompanhar blogs, revistas e redes sociais para entender o que está sendo usado.
Depois de entender as tendências, recomendamos analisar o seu histórico de vendas. Que tipo de peça, independente da estação ou da moda do momento, está sempre saindo, sempre tem alguém procurando? Essa peça é essencial, e você deve mantê-la por perto.
Um outro identificador de “Quais produtos comprar?” é conhecer os seus clientes. Qual a classe social, que tipo de roupa eles usam, quais eventos eles frequentam, profissão e muito mais. Nossa dica é: mantenha um canal de contato, um grupo, uma página nas redes sociais e pergunte, solicite um feedback ou até mesmo, em conversas informais, identifique a necessidade do seu consumidor final! É preciso primeiro entender, para depois atender a demanda da sua clientela e ter no seu estoque a peça que ele pedir e/ou precisar.
Outros pontos que devem ser levados em consideração: eventos sazonais, como Festas Juninas, que predomina o xadrez, chapéus e outros acessórios. Clima da sua região: se for calor, priorize os biquínis, shorts e outros itens leves. Agora, se a temperatura for baixa: não se esqueça das jaquetas, gorros e botas.
Ao escolher as peças da nova coleção, não se esqueça de que o objetivo é atender às necessidades dos clientes e manter sua loja atualizada com as tendências da moda. Com um planejamento cuidadoso e uma seleção estratégica de produtos, você pode garantir o sucesso do seu empreendimento e a satisfação dos seus clientes.
Como garantir um estoque atraente durante toda a estação?
Embora as tendências sejam divididas por estações, alguma novidade pode acabar surgindo. O mundo muda muito rápido, as redes sociais são as vitrines de coisas que têm predisposição para ser o hit do momento.
Um acessório, uma peça, sapato, ou até mesmo algum tipo de roupa usado por alguma celebridade e viralizado na internet vira febre e todo mundo quer comprar. Quando o assunto é sobre moda infantil, algumas tendências são muito mais passageiras. Afinal, quem nunca viu uma criança obcecada por algo, durante dias e, de repente, nunca mais tocou?
E é por esses e outros motivos que os lojistas do mundo da moda devem estar atentos e se planejarem para manter o estoque atraente, mesmo durante os picos de uma onda momentânea, ao longo de toda a temporada.
Portanto, planeje o seu estoque com peças coringas, aquelas que nunca sairão de moda, como o jeans, mas mantenha um espaço físico e financeiro para se adequar a uma novidade ou outra que surgir.
Monitore e acompanhe de perto as suas vendas para verificar o que está saindo mais e o que sai menos, para que, na hora de repor, você faça as reposições adequadas e não saia no prejuízo enchendo seu estoque de um produto que não vende.
Sentiu que algo vendeu menos do que o esperado? Analise a concorrência, verifique se o seu preço não está fora de tabela, trabalhe no marketing do produto, às vezes, seu cliente nem sabe que você tem determinada peça ou estilo. Aposte em promoções, descontos e deixe o produto exposto de maneira atraente na vitrine!
A nova coleção outono inverno da Parizi Jeans!
2023 chegou com tudo e a nossa nova coleção já está disponível! Se você quer o seu estoque atraente para satisfazer seus clientes durante toda a estação, a coleção de Outono e Inverno da Parizi Jeans traz diversas peças versáteis e multifuncionais que podem ser usadas de diversas maneiras e em várias ocasiões.
Elas possuem punhos nas calças e jaquetas para ampliar a mobilidade na hora da diversão. Além disso, trouxemos jeans amplos como Wild Leg, Mom Jeans, Calças Cargos e Shorts Saias que proporcionam muito conforto, beleza e atendem a demanda dos adolescentes e crianças descoladas.
Buscamos valorizar o bem-estar: os detalhes de rasgos nas cinturas, lavagens diferenciadas trazem o DNA da Parizi Jeans nas peças e traduzem toda a nossa experiência e inspiração. Eles expressam a qualidade e referências das melhores marcas internacionais.
Cheias de carinho e calmaria, as peças de sarja em cores terrosas e pastéis encorpados refletem a sensação de aconchego causada pela sutil redução das temperaturas no outono.
Além do cinza e branco como fundamentais tons base, seja no jeans, no couro ecológico ou em modelos inovadores como as Saias College.
Lojista, a coleção Parizi Jeans já está disponível em nosso site www.parizijeans.com.br e em nossa loja física. Temos uma equipe especializada para atender (e entender) você e sua demanda.