De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel realizada aqui na América Latina, incluindo o Brasil, 68% dos latinos fazem as suas compras em lojas que ficam perto da sua vizinhança. Chegaram neste número buscando sobre as tendências de consumo na América Latina, mas apenas este dado nos mostra formas muito interessantes do brasileiro consumir.
Os consumidores compram perto de casa mesmo sabendo que, na maioria das vezes, pagarão um pouquinho a mais do que se procurarem o mesmo produto nos grandes centros ou até online. Isso significa que a importância de comprar perto de casa vai além do preço e do produto.
Por isso, resolvemos falar sobre esse comportamento do consumidor brasileiro para que você entenda perfeitamente como utilizar esse conhecimento no planejamento das campanhas e promoções da sua loja.
1. É sobre o atendimento.
Pense bem, se um consumidor escolhe a sua loja em vez de um concorrente que vende os mesmos produtos, é por causa dos diferenciais que você traz além destes produtos. E o seu atendimento é um dos maiores diferenciais que você pode ter. Um bom atendimento pode fazer a sua venda e até aumentar o ticket médio na sua loja.
2. É sobre a praticidade.
Quando um consumidor compra perto de casa, é sobre a praticidade. Talvez o cliente está no caminho de buscar o filho na escola e quer apenas passar na loja para fazer uma compra rápida, por isso é importante que você esteja preparado para essas compras rápidas.
3. É sobre o imediatismo.
Por fim, é sobre conseguir comprar o que o cliente quer naquela hora. Sem pagar frete, sem esperar pela entrega e conseguindo levar os filhos para experimentar as roupas.