Você sabe quais são os seus concorrentes e de que maneira estão atuando no mercado? Entender o que eles estão fazendo, auxilia a estar sempre à frente, aprender com os erros e se destacar no mercado. Então vamos lá!
Concorrentes, quem são? O que fazem? Como vivem?
Independente do que você venda, é muito importante analisar a concorrência, dessa forma você pode evitar cometer os mesmos erros e ainda analisar o que falta no mercado, como se diferenciar e oferecer um produto ou serviço de qualidade e exclusivo.
Você descobre também se o concorrente é direto ou indireto e de que maneira deve agir diante disso.
Concorrente direto VS indireto
Concorrente não é tudo igual não, viu? Olha só:
Concorrente direto: Esse exemplo cabe aos produtos ou serviços iguais aos da sua empresa, por exemplo, Fiat e Renault disputam o mercado de carros populares aqui no Brasil.
Concorrente indireto: Esse exemplo já é mais complicado averiguar. Se trata de produtos ou serviços similares ao seu, como por exemplo, companhia aéreas e empresas de viagens, o produto “viagem”.
No final das contas, esse tipo de análise de mercado serve para explorar opções e descobrir potencial, além de conhecer melhor o cliente. Você garante que a concorrência não criará produtos novos, deixando a sua bancada de mercadorias, ultrapassada e em defasagem com o consumidor, que espera algo a altura.
O que analisar na concorrência
Existem motivos pelos quais o seu consumidor pode vir a comprar na loja ao lado e ficar de olho nisso te ajuda a se posicionar.
Pensando nisso, separamos alguns fatores: Preço: Existe diferença entre preço e valor, mas se o preço for determinante para o cliente, pode ser que ele realmente compre do vizinho, caso o seu esteja alto. Então, analise por que cobrar tal valor. Quanto custa para produzir o seu produto e o do concorrente? É possível reduzir para que ele seja competitivo?
Relacionamento com o cliente: Esse é um dos pontos chaves dessa questão. Se relacionar bem com o consumidor, ter a comunicação impecável e um atendimento de primeira, é essencial, se a sua empresa não se preocupa com isso ou não oferece nada dessas coisas, melhor repensar o seu negócio. Cliente gosta de ser bem tratado e de se sentir especial!
Marketing: Como anda a comunicação da sua empresa? Você está aonde o seu cliente está? Se ele procurar por um serviço como o seu, fica fácil te encontrar? Esses são pontos cruciais para manter-se a frente da concorrência.
Quando se trata de concorrência, é melhor olhar de perto e se preparar para a batalha, do que deixar perder-se de vista e acabar em 2° lugar.