Há algum tempo, o crescimento do mercado online era visto com certo receio. “Qual será o futuro das lojas físicas” era uma pergunta feita com certa frequência, mas uma pesquisa feita pelo grupo Publicis nos responde que o receio era infundado. A loja online não existe para substituir a loja física, mas para complementá-la.
A primeira e mais importante descoberta da pesquisa é que enquanto o consumidor prefere procurar por itens em lojas online, mais de 60% deles finaliza a compra em lojas físicas. Nada consegue superar a vontade do consumidor de tocar no produto, entender como funciona ou experimentá-lo.
E isso não vale apenas para consumidores mais velhos. Mesmo levando em conta apenas consumidores da geração Z (nascidos a partir de 1995), os consumidores preferem finalizar a sua compra nas lojas físicas.
As lojas físicas também têm grandes vantagens que aumentam as suas vendas, momentos como a troca de mercadoria que no ambiente online é visto como um aborrecimento, em lojas físicas o cliente pode até sair com mais produtos. É uma visita completamente diferente.
Isso não significa que as lojas online são piores que as físicas, só que cada uma tem um valor diferente. Por isso, utilizar as duas é muito importante. Como dito anteriormente, os consumidores preferem pesquisar por produtos na internet por causa da comodidade, isso significa que ter uma loja online aumenta a quantidade de clientes da sua loja.
A balança entre online e física deve estar alinhada para que a sua loja consiga atingir todo o seu potencial.