O processo de pós-venda é um dos segredos para manter a imagem da empresa positiva, cativar o cliente e é claro, vender mais!
A maioria dos negócios acabam planejando o processo até a venda e esquecem de atender o cliente e entrar em contato com ele após a aquisição do produto ou serviço. Isso pode fazer toda a diferença no final.
E para desenvolver um bom pós-venda com o consumidor, alguns fatores precisam estar alinhados, e é sobre eles que falaremos aqui:
Como está a relação com os fornecedores?
Um dos pontos principais para solucionar possíveis problemas com o cliente, é manter uma boa relação com o fornecedor, se houver defeitos ou necessidade de troca de produto, fica mais fácil resolver e dar um jeito de atender o consumidor da melhor forma possível.
Os colaboradores estão bem treinados?
Como já dissemos anteriormente em outro texto aqui do blog, uma equipe bem treinada e satisfeita com o seu trabalho, trabalha melhor e consequentemente transmite isso ao cliente. A empresa precisa criar mecanismos de pós-venda que sejam eficazes e relevantes. Um cliente bem atendido e satisfeito vale por mil!
A sua marca pode criar mecanismos de atendimento que sejam mais eficazes, entrar em contato após a aquisição de algum produto pelo cliente e ver se ele gostou, se tem algum defeito, entre outros. O segredo é ser simpático e solícito.
Mostre-se sempre atento e pronto para qualquer eventual necessidade. Ofereça conhecimento de qualidade ao seu cliente e sempre que ele precisar, seja porque o produto foi com defeito, alguém não respondeu o e-mail ou o estoque estava vazio, faça o melhor para compensá-lo e mostrar que independente dos equívocos vocês estão preparados para atendê-lo.
Conquistar um cliente não é tarefa fácil, mantê-lo satisfeito e interessado em comprar novamente de você, pode ser mais complicado ainda, por isso que cada detalhe pode fazer a diferença, como é o caso do pós-venda.
Na sua empresa, como funciona o pós-venda?