Dizem que sonhamos em ser médicos, advogados, engenheiros, empresários… Balela! O que todo mundo gostaria mesmo é de estar lá em cima, na rampa, mandando manobras radicais, fazendo a galera delirar! Ou estar em cima de um longboard, descendo a ladeira, sentindo o vento na cara, aproveitando a paisagem e sentindo a energia do momento. A moda skate sempre esteve aí, não há como negar, mas está crescendo muito rápido… Você sabe quais são as principais modalidades do skate, atualmente?
Street
Corrimões, mini-ramps, calçadas, escadas, paredes… Para os skatistas Street, tudo pode ser aproveitado!O estilo se caracteriza por usar um plano mais reto, horizontal, com manobras criativas e ousadas, podendo usar tudo que o ambiente lhe oferece e mais um pouco!
É um dos estilos mais comuns por ser fácil de encontrar um lugar para se praticar (uma calçada lisa já é mais que suficiente) e é, com certeza, o mais popular.
Longboard
Quem não pira naqueles vídeos insanos, lindos e inacreditáveis da galera do longboard? Se você ainda não sabe o que é, não se preocupe, estamos aqui pra isso.
O longboard é um tipo de skate mais alongado, podendo ter várias formas e tamanhos, cada um para ser usado de uma forma diferente.
Normalmente são montados com trucks (o eixo do skate, estrutura onde se encaixam as rodas) e rodas maiores, para dar mais estabilidade e velocidade, já que a maioria absoluta dos praticantes gosta mesmo é de descer ladeira!
Dentro da categoria de longboards, existe mais uma série de divisões, como o Dancing, onde o esportista praticamente “dança” em cima do skate, o Cruising, que é, basicamente, andar por diversão, o Freeride, que consiste em descer ladeiras mandando manobras radicais em alta velocidade (como slides e early grabs) e o Downhill, em que os atletas percorrem grandes distâncias em descidas em altíssima velocidade, podendo chegar a 100 km/h (o recorde atual é de Douglas Dalua, um brasileiro que chegou a 130 km/h)!
Old School
Pra quem nunca viu, vale a pena ver o filme ‘Os Reis de Dogtown’, que conta a história do primeiro grupo realmente revolucionário do skateboard, os Z Boys. Pessoalmente, considero o Old School a modalidade mais estilosa do skateboard, que procura imitar os movimentos do surf no asfalto, com skates menores que os street, manobras aéreas e manobras de solo que envolvem muito equilíbrio, criatividade e o mais importante: estilo. Andar de skate em piscinas vazias? Arte do Old School!
Lembre-se: Sempre use capacete e equipamentos de proteção quando for praticar esportes radicais!
O estilo do skateboard envolve muito do estilo das ruas, do rebelde, do punk e dos agitados anos 70, tudo junto e misturado para criar uma identidade radical e ousada. Conte com a Parizi para fazer o seu próprio estilo!
Ouse e renove com a gente!